1. INTRODUÇÃO

Este curso pretende preparar os/as participantes para o desempenho e/ou aperfeiçoamento profissional na área do Apoio a Crianças e Jovens, de modo a que, respeitando os imperativos de segurança e deontologia profissional, cuidem destas crianças e jovens durante as suas atividades.

A construção de uma Escola Inclusiva constitui hoje o grande desafio dos sistemas educativos. Apostar numa educação diferenciada exige a criação de oportunidades de aprendizagem significativas e personalizadas num contexto rico de experiências e interações vividas no coletivo.

A inclusão, como ato de incluir e de acrescentar coisas, representa socialmente, um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos. No sentido em que insere, aglutina e moderniza consciências, correntes e pensamentos. Deste modo, todos têm o direito de se inteirar e participar nas várias dimensões do seu ambiente de integração - sem sofrer qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito.

O Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de julho estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.


2. OBJETIVOS GERAIS

Este curso pretende dotar os/as participantes com competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia no cuidado de crianças e jovens durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

É objetivo geral deste curso:
• Conhecer a definição e operacionalização do conceito de educação inclusiva à luz do novo enquadramento legal.


3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final deste curso os/as participantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer a evolução histórica e legal da educação especial;

  • Identificar as mudanças significativas do Decreto-lei n.o 54/2018

  • Identificar os objetivos da Educação Inclusiva;

  • Identificar as principais características da abordagem multinível;

  • Listar as diferentes medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;

  • Descrever os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão;

  • Identificar os elementos que podem constituir a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;

  • Reconhecer as competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;

  • Refletir sobre o impacto das TIC na Educação Inclusiva;

  • Reconhecer a importância do envolvimento parental.


    4. DESTINATÁRIOS

    Este curso destina-se a Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia, Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação, e todos os/as interessados/as nesta área.


    CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO E LEGAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

▪ Decreto-Lei n.o 54/2018 

▪ O novo regime jurídico da Educação Inclusiva. Que melhorias e desafios? II – PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

▪ Perturbações da fala e da linguagem
▪ Perturbações específicas da aprendizagem ▪ Perturbações da audição
▪ Perturbações do Espectro do Autismo

III – INTERVENÇÃO EM CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR

▪ Participação dos pais ou Encarregados de Educação  

▪ Interação Família - Escola

IV – A OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

▪ Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
▪ Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão


9. RECURSOS PEDAGÓGICOS

• Plataforma Moodle;
• PlataformaTeams;
• Manual em PDF;
• Textos e documentos de Apoio; • Vídeos;


10. REQUISITOS INFORMÁTICOS

• Computador com os seguintes softwares: - Browser atualizado;
- Adobe Reader Atualizado;
• Acesso à internet;

• Microfone;

• Webcam


11. INSCRIÇÕES

Preenchimento e envio da Ficha de Inscrição disponível por email assim que solicitada.


12. CERTIFICAÇÃO

No final do curso, os formandos que o terminarem com aproveitamento, receberão o Certificado de Qualificações correspondente, emitido da plataforma SIGO, de acordo com a legislação em vigor. 

CALENDARIZAÇÃO
Data de 26 de abril a 24 de maio de 2023
Hora das 19h30 às 20h30
DESTINATÁRIOS
- Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia, Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação, e todos os/as interessados/as nesta área.
FORMADOR
- Dr.ª Juliana Fernandes: Licenciada em Psicologia com especialização na área de Trabalho e Organizações. Define-se como uma apaixonada por pessoas e desde 2005 que se dedica à área da Formação Profissional nunca esquecendo que os adultos de hoje são o reflexo da sua infância e experiências de vida. Formadora em diversas áreas, Técnica de Recursos Humanos e consultora, dedica-se ao Desenvolvimento de Pessoas pautando o seu desempenho em elevados níveis de rigor, exigência, criatividade e empenho.
NOTAS
- - Valor: 65€. - Não nos responsabilizamos pela falta de conhecimento na utilização das plataformas (Microsoft Temas e Moodle) nem facultamos apoio na utilização destas. Para mais informações, contacte: geral@academiadosmais.pt / +351 914 211 694 (Chamada para rede móvel nacional). Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos. Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada.
CERTIFICAÇÃO:
- ACREDITAÇÃO: - A acreditação da OPP é exclusiva para formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP e implica a avaliação da aprendizagem com aproveitamento. A área de creditação correspondente é Psicologia da Educação. De acordo com o n.º 5 do artigo 7º do Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, apenas são considerados para efeitos de candidatura à especialidade, os elementos curriculares adquiridos após a conclusão do processo de admissão dos membros, como membros efetivos ou estagiários na Ordem dos Psicólogos. * * Valor p/ participante: 60 euros (pagos no acto da inscrição | valor não reembolsável).
ACREDITAÇÃO:
- CERTIFICAÇÃO: - No final do curso, os formandos que o terminarem com aproveitamento (classificação final igual ou superior a 10 valores), receberão o Certificado de Qualificações correspondente, emitido da plataforma SIGO (sistema de informação e gestão da oferta educativa e formativa) , de acordo com a legislação em vigor. O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

5.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

  • Modelo: Formação Certificada
  • Disponibilidade: 12
  • €65,00

  • Sem impostos: €65,00
  • Pontos necessários: 60

Etiquetas: Educação