1.    INTRODUÇÃO

Este curso pretende preparar os/as participantes para o desempenho e/ou aperfeiçoamento profissional na área do Apoio a Crianças e Jovens, de modo a que, respeitando os imperativos de segurança e deontologia profissional, cuidem destas crianças e jovens durante as suas atividades.

 

A construção de uma Escola Inclusiva constitui hoje o grande desafio dos sistemas educativos.

Apostar numa educação diferenciada exige a criação de oportunidades de aprendizagem significativas e personalizadas num contexto rico de experiências e interações vividas no coletivo.

A inclusão, como ato de incluir e de acrescentar coisas, representa socialmente, um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos. No sentido em que insere, aglutina e moderniza consciências, correntes e pensamentos. Deste modo, todos têm o direito de se inteirar e participar nas várias dimensões do seu ambiente de integração - sem sofrer qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito.

 

Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.

 

2.    OBJETIVOS GERAIS

Este curso pretende dotar os/as participantes com competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia no cuidado de crianças e jovens durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

 

É objetivo geral deste curso:

·       Conhecer a definição e operacionalização do conceito de educação inclusiva à luz do novo enquadramento legal.

 

3.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final deste curso os/as participantes deverão ser capazes de:

·       Reconhecer a evolução histórica e legal da educação especial;

·       Identificar as mudanças significativas do Decreto-lei n.º 54/2018

·       Identificar os objetivos da Educação Inclusiva;

·       Identificar as principais características da abordagem multinível;

·       Listar as diferentes medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;

·       Descrever os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão;

·       Identificar os elementos que podem constituir a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;

·       Reconhecer as competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;

·       Refletir sobre o impacto das TIC na Educação Inclusiva;

·       Reconhecer a importância do envolvimento parental.


4.    DESTINATÁRIOS

Este curso destina-se a Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia, Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação, e todos os/as interessados/as nesta área.

 

5.    MODALIDADES E FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

e-Learning

 

6.  METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS

·     Expositiva; Interrogativa; Demonstrativa e Ativa. Privilegia-se os métodos ativos por forma a estimular a reflexão, o envolvimento e a capacidade de resolução de problemas e casos práticos.

·     Os recursos apresentados devem constituir-se como instrumento facilitador e impulsor da reflexão do/a utilizador/a em torno de questões basilares relativas ao Apoio a Crianças e Jovens, despertando o desejo de aprofundar os temas e (re) descobrir outras formas de intervenção.

 

7. CRITÉRIOS E METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO

Os formandos são classificados numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores:

[0 – 5] – Péssimo;

[6 – 9] – Insuficiente;

[10 – 13] – Suficiente;

[14 – 16] – Bom;

[17 – 20] – Muito Bom.


8. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulos

Horas

I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO E LEGAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

6

§  Decreto-Lei n.º 54/2018

§  O novo regime jurídico da Educação Inclusiva. Que melhorias e desafios?

II – PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

 

§  Perturbações da fala e da linguagem

6

§  Perturbações específicas da aprendizagem

§  Perturbações da audição

§  Perturbações do Espectro do Autismo

 III – INTERVENÇÃO EM CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR

6

§  Participação dos pais ou Encarregados de Educação

§  Interação Família - Escola

 IV – A OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

      7  

§  Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

§  Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão

Total

25 HORAS





CALENDARIZAÇÃO
Data 14 de julho a 11 de agosto de 2021
Hora das 19h00 às 20h00
DESTINATÁRIOS
- Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia, Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação, e todos os/as interessados/as nesta área.
FORMADOR
- Dr.ª Juliana Fernandes: Licenciada em Psicologia com especialização na área de Trabalho e Organizações. Define-se como uma apaixonada por pessoas e desde 2005 que se dedica à área da Formação Profissional nunca esquecendo que os adultos de hoje são o reflexo da sua infância e experiências de vida. Formadora em diversas áreas, Técnica de Recursos Humanos e consultora, dedica-se ao Desenvolvimento de Pessoas pautando o seu desempenho em elevados níveis de rigor, exigência, criatividade e empenho.
NOTAS
- Para mais informações, contacte: geral@academiadosmais.pt / 221134862 / 914211694. Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos. Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada.
CERTIFICAÇÃO:
- No final do curso, os formandos que o terminarem com aproveitamento (classificação final igual ou superior a 10 valores), receberão o Certificado de Qualificações correspondente, emitido da plataforma SIGO (sistema de informação e gestão da oferta educativa e formativa) , de acordo com a legislação em vigor. O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.
ACREDITAÇÃO:
- A acreditação da OPP é exclusiva para formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP e implica a avaliação da aprendizagem com aproveitamento. A área de creditação correspondente é Psicologia da Educação. De acordo com o n.º 5 do artigo 7º do Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, apenas são considerados para efeitos de candidatura à especialidade, os elementos curriculares adquiridos após a conclusão do processo de admissão dos membros, como membros efetivos ou estagiários na Ordem dos Psicólogos.

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2.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)

  • Modelo: Formação Certificada
  • Disponibilidade: 9
  • €60,00

  • Sem impostos: €60,00
  • Pontos necessários: 60

Etiquetas: Educação