1. INTRODUÇÃO
Este curso pretende preparar os/as participantes para o desempenho e/ou aperfeiçoamento profissional na área do Apoio a Crianças e Jovens, de modo a que, respeitando os imperativos de segurança e deontologia profissional, cuidem destas crianças e jovens durante as suas atividades.
A construção de uma Escola Inclusiva constitui hoje o grande desafio dos sistemas educativos. Apostar numa educação diferenciada exige a criação de oportunidades de aprendizagem significativas e personalizadas num contexto rico de experiências e interações vividas no coletivo.
A inclusão, como ato de incluir e de acrescentar coisas, representa socialmente, um ato de igualdade entre os diferentes indivíduos. No sentido em que insere, aglutina e moderniza consciências, correntes e pensamentos. Deste modo, todos têm o direito de se inteirar e participar nas várias dimensões do seu ambiente de integração - sem sofrer qualquer tipo de discriminação e/ou preconceito.
O Decreto-Lei n.o 54/2018, de 6 de julho estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.
2. OBJETIVOS GERAIS
Este curso pretende dotar os/as participantes com competências que permitam aumentar a eficiência e eficácia no cuidado de crianças e jovens durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.
É objetivo geral deste curso:
• Conhecer a definição e operacionalização do conceito de educação inclusiva à luz do novo enquadramento legal.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final deste curso os/as participantes deverão ser capazes de:
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Reconhecer a evolução histórica e legal da educação especial;
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Identificar as mudanças significativas do Decreto-lei n.o 54/2018
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Identificar os objetivos da Educação Inclusiva;
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Identificar as principais características da abordagem multinível;
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Listar as diferentes medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão;
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Descrever os recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão;
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Identificar os elementos que podem constituir a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;
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Reconhecer as competências da equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva;
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Refletir sobre o impacto das TIC na Educação Inclusiva;
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Reconhecer a importância do envolvimento parental.
4. DESTINATÁRIOS
Este curso destina-se a Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia, Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação, e todos os/as interessados/as nesta área.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I – ENQUADRAMENTO TEÓRICO E LEGAL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
▪ Decreto-Lei n.o 54/2018
▪ O novo regime jurídico da Educação Inclusiva. Que melhorias e desafios? II – PERTURBAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
▪ Perturbações da fala e da linguagem
▪ Perturbações específicas da aprendizagem
▪ Perturbações da audição
▪ Perturbações do Espectro do Autismo
III – INTERVENÇÃO EM CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR
▪ Participação dos pais ou Encarregados de Educação
▪ Interação Família - Escola
IV – A OPERACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
▪ Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
▪ Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão
9. RECURSOS PEDAGÓGICOS
• Plataforma Moodle;
• PlataformaTeams;
• Manual em PDF;
• Textos e documentos de Apoio;
• Vídeos;
10. REQUISITOS INFORMÁTICOS
• Computador com os seguintes softwares:
- Browser atualizado;
- Adobe Reader Atualizado;
• Acesso à internet;
• Microfone;
• Webcam
11. INSCRIÇÕES
Preenchimento e envio da Ficha de Inscrição disponível por email assim que solicitada.
12. CERTIFICAÇÃO
No final do curso, os formandos que o terminarem com aproveitamento, receberão o Certificado de Qualificações correspondente, emitido da plataforma SIGO, de acordo com a legislação em vigor.
CALENDARIZAÇÃO | |
Data | de 26 de abril a 24 de maio de 2023 |
Hora | das 19h30 às 20h30 |
DESTINATÁRIOS | |
- | Psicólogos, Psicólogos Juniores, Diplomados em Psicologia e Estudantes de Psicologia, Pais, Encarregados de Educação, Assistentes operacionais, Auxiliares de Ação Educativa, Professores, Educadores, Estudantes e Profissionais da área da Educação, e todos os/as interessados/as nesta área. |
FORMADOR | |
- | Dr.ª Juliana Fernandes: Licenciada em Psicologia com especialização na área de Trabalho e Organizações. Define-se como uma apaixonada por pessoas e desde 2005 que se dedica à área da Formação Profissional nunca esquecendo que os adultos de hoje são o reflexo da sua infância e experiências de vida. Formadora em diversas áreas, Técnica de Recursos Humanos e consultora, dedica-se ao Desenvolvimento de Pessoas pautando o seu desempenho em elevados níveis de rigor, exigência, criatividade e empenho. |
NOTAS | |
- | - Valor: 65€. - Não nos responsabilizamos pela falta de conhecimento na utilização das plataformas (Microsoft Temas e Moodle) nem facultamos apoio na utilização destas. Para mais informações, contacte: geral@academiadosmais.pt / +351 914 211 694 (Chamada para rede móvel nacional). Vagas limitadas aos primeiros 10 inscritos. Todas as sessões síncronas são gravadas e ficarão disponíveis na plataforma utilizada. |
CERTIFICAÇÃO: | |
- | ACREDITAÇÃO: - A acreditação da OPP é exclusiva para formandos psicólogos, membros efetivos ou estagiários da OPP e implica a avaliação da aprendizagem com aproveitamento. A área de creditação correspondente é Psicologia da Educação. De acordo com o n.º 5 do artigo 7º do Regulamento Geral de Especialidades Profissionais da Ordem dos Psicólogos Portugueses, apenas são considerados para efeitos de candidatura à especialidade, os elementos curriculares adquiridos após a conclusão do processo de admissão dos membros, como membros efetivos ou estagiários na Ordem dos Psicólogos. * * Valor p/ participante: 60 euros (pagos no acto da inscrição | valor não reembolsável). |
ACREDITAÇÃO: | |
- | CERTIFICAÇÃO: - No final do curso, os formandos que o terminarem com aproveitamento (classificação final igual ou superior a 10 valores), receberão o Certificado de Qualificações correspondente, emitido da plataforma SIGO (sistema de informação e gestão da oferta educativa e formativa) , de acordo com a legislação em vigor. O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso. |
5.ª edição: "Educação Inclusiva" (acreditado pela OPP)
- Modelo: Formação Certificada
- Disponibilidade: 12
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€65,00
- Sem impostos: €65,00
- Pontos necessários: 60
Etiquetas: Educação